O procedimento de identificação dos maus torcedores será feito por meio de reconhecimento facial.

De olho na segurança de quem frequenta o Estádio Nacional Mané Garrincha, a nova gestão da arena irá elaborar uma lista de maus torcedores.

Com investimento de R$ 280 mil destinado a essa iniciativa, o local passa a contar com câmeras de alta definição e ação conjunta com os órgãos de segurança para que o reconhecimento facial evite o acesso de brigões e vândalos.
No dia 5 de julho de 2014, as câmeras de monitoramento do Mané Garrincha foram decisivas para a identificação e prisão do líder barra brava Pablo Alvarez, o Bebote, durante o jogo entre Argentina e Bélgica.

Disfarçado com uma camisa do Flamengo e de cabelo verde, o argentino tentava driblar uma lista de torcedores indesejados nas arenas da Copa do Mundo.

As imagens e a ação coordenada da segurança, porém, não permitiram

“É essencial uma discussão para coibir atos de violência nas arenas desportivas, haja vista o conhecimento de infiltração de facções criminosas em torcidas organizadas, que se utilizam do discurso da paixão por seus clubes para disseminar a prática de ilícitos nos eventos esportivos nacionais, como tumultos, brigas e depredações ao patrimônio público”, destaca José Eduardo Sabo, procurador distrital dos Direitos dos Cidadãos .

“Dessa forma, a criação de uma ‘lista de maus torcedores’ é medida eficaz para concretizar as decisões, administrativas ou judiciais, que impedem o acesso daqueles torcedores que, participantes ou não de torcidas organizadas, foram punidos ou suspensos dos estádios em decorrência do cometimento de infrações, e mesmo assim conseguem ingressar nas praças desportivas”, explica.

O sucesso da operação na Copa – processo semelhante ao que se tem na Europa e nos Estados Unidos – é o mesmo que embasa a vontade do presidente da Arena BSB, Richard Dubois, a fechar o cerco contra os brigões.

Isso é uma coisa muito comum na Europa, nos Estados Unidos… A polícia inglesa, em vez de punir o clube, passou a punir o mau torcedor pelo seu ato. Aí, criou-se a lista.” Queremos aproveitar a tecnologia e usar o reconhecimento facial, que é: o torcedor que criar problema, tiver mau comportamento dentro da área do estádio, da próxima vez que voltar, não será bem recebido. Quem ganha com isso são os bons torcedores, que poderão curtir o jogo, tomar sua cervejinha, sem ser incomodado”, ressalta Dubois.

” Queremos aproveitar a tecnologia e usar o reconhecimento facial, que é: o torcedor que criar problema, tiver mau comportamento dentro da área do estádio, da próxima vez que voltar, não será bem recebido. Quem ganha com isso são os bons torcedores, que poderão curtir o jogo, tomar sua cervejinha, sem ser incomodado”, ressalta Dubois.

De acordo com o presidente da Arena BSB, novas câmeras foram compradas e posicionadas estrategicamente com o intuito de identificar cada pessoa no ponto de acesso ao estádio.

Ao todo, são 480 equipamentos, sendo que cerca de 200 foram recuperados nos últimos meses.
A arena ficará encarregada de passar as imagens para os órgãos de segurança e, a partir daí, será feito o cerco ao mau torcedor.
“Vai funcionar muito em breve. Eles pedem para não dar detalhes, mas vamos acumular a base de dados e filtrar a partir de então”.

A Arena BSB assumiu a concessão do Mané Garrincha de vez após cerimônia oficial na terça-feira (04/02/2020) e será a gestora do espaço pelos próximos 35 anos.
A primeira partida de futebol sob nova direção será a decisão da Supercopa do Brasil.

O duelo entre Flamengo e Athletico-PR está marcado para 16 de fevereiro, a partir das 11h. Os ingressos estão à venda em segundo lote.

https://www.metropoles.com/esportes/futebol/mane-tera-lista-de-persona-non-grata-rostos-serao-registrados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Aviões com brasileiros que estavam na China deixam Las Palmas e seguem para Fortaleza, diz FAB

dom fev 9 , 2020
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="https://petrusnews.com/2020/02/futebol-mane-tera-lista-de-persona-non-grata-rostos-serao-registrados/"></div>Grupo deverá chegar a Anápolis (GO) na madrugada deste domingo (8) para período de quarentena. Governo sancionou lei nesta semana para definir regras. A Força […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="https://petrusnews.com/2020/02/futebol-mane-tera-lista-de-persona-non-grata-rostos-serao-registrados/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->