Após reunião com o secretário municipal de saúde, Lula Fylho, o vereador Dr. Gutemberg Araújo subiu a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, nesta quarta – feira (04), para tranquilizar a população sobre a situação da maternidade Maria do Amparo.

Neste mês, a Unidade de Saúde encerrou o convênio com a Prefeitura de São Luís para a realização dos partos. Mas, o vereador explicou que, em breve, a maternidade será reaberta pela própria Prefeitura, funcionando em outro regime, sendo administrada pelo município.
Anúncios

“A minha fala de hoje vai em especial para as mulheres, que celebram no próximo dia 8 – o Dia Internacional da Mulher. A maternidade Maria do Amparo vai continuar oferecendo os serviços de ambulatório (exames e atendimentos).

E, segundo afirmação do secretário Lula Fylho, a Prefeitura vai assumir a direção da maternidade, sob a forma de arrendamento.

Já estão fazendo vistorias e outros procedimentos. Em breve, ela será reaberta para a realização de partos”, disse o vereador.

Durante o pronunciamento, o vereador destacou que a maternidade enfrenta uma situação delicada, com os médicos sem receber há 4 meses.

Dr. Gutemberg, que trouxe o caso à Câmara Municipal de São Luís, lembrou ainda que abraçou essa luta, desde o ano passado, quando a unidade de saúde anunciou a paralisação das atividades.

Ainda no ano passado, foram realizadas várias reuniões em busca de uma solução para o problema.

Em uma delas, foi firmado um convênio com a Prefeitura Municipal de São Luís e a maternidade foi reaberta. Mas o convênio terminou neste mês de março.

“O funcionamento dessa maternidade é uma questão de honra para essa Casa Parlamentar, que sempre lutou de forma intensa. Agradeço o esforço de todos, do presidente da Câmara, Osmar Filho, do Prefeito Edivaldo Holanda por escutar o pedido da população e do secretário Lula Fylho, que garantiu o retorno das atividades. A maternidade tem uma equipe com excelentes profissionais, sendo fundamental para nosso Estado. São cerca de 200 partos por mês. Vamos continuar acompanhando o caso e aguardando a reabertura integral da maternidade”, afirma Dr. Gutemberg.

Maternidade Maria do Amparo

A Maria do Amparo, localizada no bairro Anil, é responsável por 11% dos partos registrados na capital maranhense, sendo 100 mil contabilizados ao longo de 37 anos de existência.

No final do ano passado, o vereador Dr. Gutemberg destinou R$ 1 milhão de emendas na Lei Orçamentária Anual – LOA 2019, além de emenda pessoal no valor de R$ 250 mil para o funcionamento da Maternidade Maria do Amparo.

Assista ao pronunciamento do vereador Dr. Gutemberg Araújo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Tragédia! Grávida e mais três pessoas morrem após caminhonete afundar em açude em São João do Carú

qui mar 5 , 2020
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="https://petrusnews.com/2020/03/a-maternidade-maria-do-amparo-nao-vai-fechar-afirma-secretario-lula-fylho-ao-vereador-dr-gutemberg/"></div>Uma mulher grávida e mais três pessoas morreram após uma caminhonete, descontrolada, sair da pista e afundar em um açude, por volta das 22 horas […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="https://petrusnews.com/2020/03/a-maternidade-maria-do-amparo-nao-vai-fechar-afirma-secretario-lula-fylho-ao-vereador-dr-gutemberg/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->

Você pode gostar