Pleito ocorrerá em dezembro e será marcado por boicote de partidos de oposição.

Grupo de Lima, formado por governos de vários países das Américas, divulgou uma nota conjunta contra as eleições legislativas convocadas por Nicolás Maduro e em favor do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó.

A entidade defende que Maduro proceda com a “transição democrática, reconstrução institucional, econômica e social da Venezuela.

Na nota divulgada pelo Itamaraty nesta sexta-feira (14/8), o grupo repudia o anúncio de Maduro de realizar eleições parlamentares sem garantias e sem a participação de todas as forças políticas.

“O Grupo de Lima rechaça as manobras do regime ilegítimo de Nicolás Maduro que atentam contra o exercício dos mais elementares direitos civis e políticos, evidentes na captura de instituições essenciais para o restabelecimento da democracia, como o Conselho Nacional Eleitoral e o Tribunal Supremo de Justiça, e no desmantelamento de partidos políticos não alinhados com a ditadura”, diz o texto.

O comunicado aponta para “violações sistemáticas dos direitos humanos perpetradas pelo regime ilegítimo de Nicolás Maduro”, documentadas na última atualização de relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Boicote às eleições
Os partidos opositores ao regime de Maduro decidiram boicotar as eleições, marcadas para dezembro.

Ao todo, 27 legendas argumentam que participar seria “colaborar com a estratégia da ditadura”.

Texto publicado na página da Assembleia Legislativa lista 10 condições para que o pleito seja considerado democrático, entre elas o direito de acesso igualitário à mídia, validação do voto de venezuelanos em outros países e reformulação do Conselho Nacional Eleitoral.

O órgão que tem a finalidade de fiscalizar as eleições possui apenas indicados afinados ao regime.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Gerente do 180graus morre após colisão em Teresina; estaria fugindo de assalto

sáb ago 15 , 2020
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="https://petrusnews.com/2020/08/grupo-de-paises-divulga-nota-contra-eleicoes-convocadas-por-maduro/"></div>A gerente de projetos do 180graus, Roberta Pereira, faleceu na noite desta sexta-feira (14/08) após uma colisão entre veículos na rua Lemos Cunha, bairro Ininga, […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="https://petrusnews.com/2020/08/grupo-de-paises-divulga-nota-contra-eleicoes-convocadas-por-maduro/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->