O objetivo é reduzir riscos de choques elétricos e incêndios com os pisca-piscas.

O Natal está chegando e, com ele, as casas e os apartamentos ficam cada vez mais enfeitados.

Para reduzir riscos de choques elétricos e incêndios, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), divulgou uma série de orientações quanto à correta instalação de enfeites em áreas internas e externas de residências.

Segundo as orientações, o consumidor deve estar atento no momento da compra. Verificar se o produto possui certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está entre as prioridades.

Outro ponto a ser destacado é que, em caso de iluminação, são preferíveis as lâmpadas LED.

Além da economia na conta de energia, não aquecem como as antigas lâmpadas incandescentes.

Dê preferência aos produtos com tomadas de três pinos, pois possuem aterramento e, assim, previnem possíveis choques.

Caso o produto tenham sido usado em anos anteriores, é necessário fazer uma inspeção visual antes de ligá-los na tomada, fazendo um teste em local seguro e longe de materiais combustíveis, como sofás, cortinas e tapetes.

Após os testes, é importante limpar os enfeites elétricos, desconectados das tomadas, e deixá-los por um ou dois dias em local arejado e seco, para que a poeira se dissipe e que fungos não proliferem.

Também é essencial não sobrecarregar tomadas com adaptadores e benjamins (“tês”), pois fazer mais de uma ligação em uma tomada pode aquecer o sistema elétrico, aumentam os riscos de queimar os aparelhos ou até curto-circuito.

Além disso, não deixe de desligar os enfeites elétricos antes de dormir e quando não tiver ninguém em casa, evitando assim que eles aqueçam e até para evitar possíveis curtos-circuitos.

Em caso de acidentes, o Corpo de Bombeiros (193) deverá ser acionado imediatamente.

Os produtos instalados em áreas externas devem ser exclusivos para esses ambientes, pois deverão suportar vento e chuva.

Ao fim do período de festas, antes de guardar os enfeites, é importante fazer uma inspeção e verificar o que merece ser guardado ou descartado.
Recomendações:
– Não deixar a árvore de natal próxima à cortinas, sofás, tapetes e guarda-roupas, pois são materiais de fácil combustão;
– Desligar o pisca-pisca e outras decorações elétricas quando sair de casa ou dormir. Antes de instalá-los, verifique se apresentam boas condições e se não há fios desencapados;
– Dê preferência à lâmpadas LED;
– Cuidado com as crianças!
Geralmente elas são atraídas pelos enfeites e, ao tocarem a decoração, correm risco de levar choque.

*Com informações da SSP/DF e da Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Caixa inicia sexto ciclo de crédito e paga auxílio a 6,5 milhões de pessoas

dom dez 13 , 2020
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="https://petrusnews.com/2020/12/defesa-civil-alerta-sobre-cuidados-com-as-instalacoes-dos-enfeites-de-natal/"></div>Este deverá ser o último ciclo de pagamentos, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro tem reiterado que não vai prorrogar o benefício A Caixa […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="https://petrusnews.com/2020/12/defesa-civil-alerta-sobre-cuidados-com-as-instalacoes-dos-enfeites-de-natal/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->

Você pode gostar