A Câmara de São Luís apreciou, nesta segunda (14), projeto de lei n° 171/20, de autoria do vereador Pavão Filho (PDT), proibindo o manuseio e soltura dos fogos de artifícios ou qualquer outro artefato pirotécnico, que provoque efeitos sonoros em áreas públicas ou privadas.

O texto sugere que seja permitido apenas o uso de artefatos pirotécnicos, para efeito visual e com baixa intensidade de ruídos.

Conforme a Lei Municipal 6.287/2017, considera-se barulho de baixa intensidade, fontes emissoras de ruídos que não ultrapassem 70 decibéis, no período diurno e 60 decibéis, no período noturno, em ambientes abertos; e 60 decibéis, no período diurno e 55 decibéis, no período noturno, em ambientes fechados.

O PL ainda prevê multa, no valor de 5 mil reais aos infratores, com a possibilidade desta ser dobrada, no caso de reincidência em um período inferior a 30 dias. A mesa diretora encaminhou o projeto de lei para as Comissões de Justiça e Orçamento da Casa.

De acordo com Pavão Filho, os efeitos sonoros dos fogos de estampido, de artifícios e dos artefatos pirotécnicos, ocasionam inúmeros prejuízos à população, em razão dos altos ruídos que emitem.

“Assim, o presente projeto de lei objetiva garantir o bem-estar e a saúde de todos, em especial, dos idosos, das crianças e pessoas autistas, que possuem maior sensibilidade a barulhos”, ressaltou o vereador.

Contudo, Pavão Filho ressalvou, que, “o efeito prático e benéfico para a sociedade ludovicense será a redução da poluição sonora, sem, todavia, proibir espetáculos pirotécnicos, principalmente durante grandes festas populares, nas quais os fogos de artifício visuais, sem estampidos, poderão ser utilizados”.

Por Leandro Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Vídeo! Revoltado e sem energia há sete dias produtor de leite inunda (ENEL), empresa responsável

seg dez 14 , 2020
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="https://petrusnews.com/2020/12/pl-de-pavao-filho-quer-proibicao-da-soltura-dos-fogos-de-artificios-de-efeitos-sonoros-ruidosos-em-sao-luis/"></div>Um produtor de leite ficou sete dias sem energia elétrica e, revoltado por não conseguir resolver o problema com a Enel, derramou 50 litros de […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="https://petrusnews.com/2020/12/pl-de-pavao-filho-quer-proibicao-da-soltura-dos-fogos-de-artificios-de-efeitos-sonoros-ruidosos-em-sao-luis/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->